sábado, 14 de fevereiro de 2015

Notas sobre transgeneridade

Trechos retirados da matéria ''Understanding Transgender'', no site Revel & Riot.








Quantas pessoas transgênero existem?


 Não sabemos exatamente a resposta a essa pergunta. Há um certo número de motivos para isso; primeiro, na verdade não há alguém de fato coletando esses dados. Segundo, muitas pessoas trans não revelam em público suas identidades de gênero. NCTE -- National Center for Transgender Equality -- estimula que entre 1/4 a população e 1% da população seja transsexual.¹

Qual é a diferença entre orientação sexual² e identidade de gênero?


 A identidade de gênero refere-se à maneira pela qual você compreende a si mesmo e ao seu gênero. Trata-se do sentido interno de masculinidade e feminilidade que uma pessoa possui. Orientação sexual é a atração por alguém do mesmo gênero, de outro gênero ou de ambos. Ela se refere ao tipos de relacionamentos que você tem com os outros. As pessoas transgênero podem ser heterossexuais, bissexuais ou homossexuais. Muitas pessoas transsexuais estão em relacionamentos gratificantes e felizes. As pessoas transgênero são frequentemente incluídas na comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), que está cada vez mais consciente da necessidade de abordar as questões de identidade e expressão de gênero, bem como a orientação sexual. Esta aliança é importante para o nosso movimento por direitos civis.  

Por que há pessoas transgênero? O que causa isso?

 Há uma série de teorias sobre por que existem pessoas transgênero existem, mas ainda não há consenso científico sobre isso. Quando você compara diversas culturas, descobre que as pessoas tiveram uma grande variedade de crenças sobre gênero. Algumas culturas veem nas pessoas 6 diferentes tipos de gênero, enquanto outras veem apenas dois. Algumas culturas criaram maneiras específicas de as pessoas viverem em papéis que são diferentes daqueles que lhes foram atribuídos no nascimento. Além disso, diferentes culturas também variam em suas definições de masculino e feminino. Se vemos alguém como transgênero depende das lentes culturais pelas quais estamos enxergando, bem como da forma pela qual as pessoas se identificam.

 Os biólogos nos dizem que sexo é algo complexo, muito mais complicado do que o pode ter sido ensinado na escola. Uma pessoa que tem cromossomos XX é geralmente considerada fêmea, enquanto uma pessoa com cromossomos XY é geralmente considerada macho. No entanto, há também pessoas com cromossomos XXY ou XYY; estas diferenças genéticas podem ou não ser visivelmente aparentes ou conhecidas pela pessoa. Algumas pessoas nascem com cromossomos XY, mas são incapazes de responder à testosterona e então desenvolvem corpos com vaginas e seios, ao invés de pênis e testículos. A variação de gênero pode simplesmente ser parte da ordem natural e existem mais variedades do que nós geralmente nos damos conta. Pessoas com diferenças biológicas de gênero podem ser consideradas intersex; elas podem ou não se identificar como transgêneros.

 Há teorias médicas sobre por que as pessoas são transgêneras. Algumas especulam que as flutuações ou desequilíbrios em hormônios ou o uso de certos medicamentes durante a gravidez podem causar condições de intersexualidade ou transsexualidade. Outras pesquisas indicam que existem vínculos entre a identidade transgênero e a estrutura cerebral. Algumas pessoas acreditam que os fatores biológicos são a razão da existência de pessoas transsexuais. É claro que existem pessoas que são conscientes de que são transsexuais desde suas mais antigas memórias. Muitas pessoas trans sentem que sua identidade de gênero é uma parte inata deles, parte integral de quem elas nasceram para ser. E há pessoas que sentem que todo mundo tem o direito de escolher que expressão de gênero cabe melhor à sua individualidade. As pessoas devem ter a liberdade de se expressar da maneira que lhes for melhor. Sexo e gênero são questões complexas. Uma enorme variedade de fatores atuam no processo que torna as pessoas no que elas são e não há outra razão pela qual existem pessoas transgênero. Pessoas trans são parte da variedade que compõe a comunidade humana.

Ser transgênero é uma doença mental?


 Não, mas este continua a ser um estereótipo sobre as pessoas transgêneras. ''Transtorno de Identidade de Gênero'' está listado no Diagnostic and Statistical Manual - 4th Edition (DSM-IV), um guia utilizado por profissionais de saúde mental para diagnosticar condições psicológicas. Identidade transgênero não é uma doença mental, que pode ser curada com tratamento. Em vez disso, pessoas transgêneras experimentam uma diferença persistente entre o sexo que nos é atribuído e nossa compreensão de nosso próprio gênero. Para algumas pessoas, isso leva a problemas emocionais, Essa dor muitas vezes pode ser aliviada ao se expressar livremente nossos gêneros, vestindo roupas que são confortáveis, e, para alguns, fazer uma transição física de um sexo para outro. Para as pessoas que se identificam como transsexuais, o aconselhamento isolado, sem tratamento médico, é frequentemente ineficaz. A sociedade é, entretanto, muito dura com pessoas variantes em gênero [on gender-variant people]. Algumas pessoas transsexuais perderam suas famílias, seus empregos, suas casas e seu apoio. Crianças transsexuais podem estar sujeitos a abusos em casa, na escola e/ou em suas comunidades. Essa experiência de vida pode ser muito desafiadora e, por vezes, pode causar transtorno, depressão e outras doenças psicológicas. Tais coisas não são a raiz de sua identidade transgênero; pelo contrário, são os efeitos colaterais da intolerância social para com pessoas transgêneras. 


Notas

[1] Não sei ao certo se aqui a matéria fala somente dos EUA ou do mundo como um todo; suspeito que seja o segundo caso.
[2] Sim, é ORIENTAÇÃO sexual. Não é ''opção'' ou escolha. E isso não significa que o indivíduo seja ''orientado'', i.e., ensinado a sentir atração por esse ou aquele gênero (ou ambos). Para mais detalhes, ver esse texto, especialmente o 3º parágrafo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário